22 de julho de 2019

PAPA FRANCISCO ABENÇOA O COOPERATIVISMO E O DIA DE COOPERAR

Durante a conferência papal, realizada no dia 10/4, na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco abençoou o cooperativismo por meio do maior movimento de voluntariado do segmento no Brasil - o Dia de Cooperar (Dia C). O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, entregou pessoalmente ao Sumo Pontífice um material simbólico sobre a iniciativa, que já beneficiou mais de 8 milhões de pessoas no país, mobilizando 700 mil voluntários.

O Dia C foi criado pelo Sistema Ocemg, em 2009, com o objetivo de contribuir, através do voluntariado, com o desenvolvimento social das comunidades e transformar realidades, elevando a qualidade de vida das pessoas. A inciativa está alinhada com o 7º princípio cooperativista, de interesse pela comunidade, e ao valor da responsabilidade social.

Desde o início, as cooperativas filiadas à Fencom aderiram à ideia, que expressa a força do cooperativismo em prol das transformações sociais. Nesses 10 anos, já foram realizadas ações voltadas para beneficiar menores carentes ou em situação de risco, idosos, promover a doação de sangue e a preservação do meio ambiente, entre outras.

A diretora administrativa da Fencom, Dra. Cathia Costa Carvalho Rabelo, esteve ao lado do presidente da Ocemg durante esse importante encontro com o Papa Francisco.

"Foi um momento de grande significado e emoção. O cooperativismo brasileiro recebeu a benção do Papa Francisco por meio de uma das suas inciativas mais solidárias e humanas. O Dia C nos motiva a fazer cada vez mais e melhor!", destaca Dra. Cathia.

São mais de um milhão de pessoas beneficiadas por ano em Minas, com 250 cooperativas envolvidas, 54 mil voluntários mobilizados nas atividades em uma média de 300 municípios mineiros.


FENCOM - Federação Nacional das Cooperativas Médicas
Av. Contorno, 4265, 6º andar, São Lucas, Belo Horizonte/MG - CEP: 30.110-021 | (31) 3232-5050
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, de 8h30min às 17h30min
FALE CONOSCO: fencom@fencom.com.br